quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Feliz Ano Novo! (e atenção!)



Feliz Ano Novo!!!

Começando o ano pensando nas crianças, nos adolescentes e nos pais e responsáveis. Essa semana assisti alguns episódios de “SUPERNANNY” e “Sessão de Terapia”, ambos na GNT. O programa da SUPERNANNY é muito bom para mostrar as dificuldades dos pais na educação de filhos e as técnicas utilizadas para mudar comportamentos inadequados das crianças. Já o programa da “Sessão de Terapia”, penso que deve ser interessante para quem tem curiosidade de saber como funciona o processo terapêutico , para quem está no processo terapêutico ou até mesmo quem encerrou o processo. Não assisti muitas vezes, mas as poucas vezes que assisti achei muito interessante. 

Importante observar como a psicologia vem ganhando seu espaço até na televisão! E como ela se mostra necessária no nosso dia-a-dia, nas nossas relações.

Assistindo esses programas, fiquei mais atenta às pessoas ao meu redor. Penso que muitas e muitas vezes um acompanhamento psicoterapêutico seria um dos caminhos para eles próprios se ajudarem, reconhecerem suas dificuldades e realizarem MUDANÇA. A mudança de dentro pra fora, a mudança consciente, a mudança difícil, mas necessária para uma qualidade de vida e de relacionamento interpessoal. Mas a coisa mais importante ao iniciar o processo terapêutico é a VONTADE DE MUDAR. Sem ela, não tem psicólogo ou terapeuta que dê conta de mudança nenhuma. A mudança é do paciente, não do profissional que o acompanha. O profissional faz a leitura da vida do cliente/paciente, mas a mudança é responsabilidade do paciente/cliente.

Perguntei a um amigo qual era o maior problema em sua empresa. Ele me respondeu: os funcionários. Claro! O ser humano é mais complexo que qualquer máquina. E cada um tem sua maneira de funcionar, de se comportar, de viver. Cada um tem uma escolha. Cada um tem uma impressão digital. Todo ser humano é único. Não tem manual para lidar com eles. Mas uma coisa eu aprendi trabalhando com pessoas. Todo mundo ou pelo menos a maioria das pessoas gosta e necessita de ATENÇÃO. É claro que todo mundo tem suas neuroses, mas a atenção é essencial.

Para finalizar esse post, gostaria que neste ano que se inicia a palavra-chave seja: ATENÇÃO. Atenção ao filho, ao pai, ao irmão, ao colega de trabalho, ao colega de profissão, às pessoas que nos acompanham no nosso dia-a-dia.

Um ótimo 2013 para nós!

Um comentário:

  1. Ligia...que bacana seu Blog, adoreiiii
    Eu me identifico muito com o tema Relação Pais e Filhos, acho muito interessante e concordo plenamente quando vc diz que a Vontade de Mudar depende de cada pessoa.
    Desejo muito sucesso!!!
    Um BeijoO!
    Sabrina

    ResponderExcluir