sexta-feira, 19 de abril de 2013

O BRINCAR

Bom dia!

Hoje gostaria de falar de um tema super simples, mas acho que de tão simples, acaba sendo deixado pra lá. Com tantas “obrigações e tarefas da atualidade” (tanto para adultos como para crianças e adolescentes), acabamos não valorizando o BRINCAR.

Pais, vocês estão brincando com seus filhos? Brincadeiras que tenham olho no olho, toque, ganhar e perder, ou simplesmente SE DIVERTIR!

Criança precisa brincar. Criança aprende muito brincando. Brincando de casinha, brincando com jogos de tabuleiro, brincando com qualquer sucata, brincando de fazer de conta, brincando com massinha, argila, etc. Elas desenvolvem muitas habilidades brincando.

E nem adianta fingir que está brincando com a criança: elas percebem. E não gostam de ser enganadas.

Pensando nesse tema e recordando um pouquinho da minha infância, lembro de alguns poucos momentos em que meus pais sentavam comigo para brincar de Lego®, de quebra-cabeça, de “onde está Wally?” e que nesses momentos eles reforçavam minhas habilidades, eles me davam verdadeira ATENÇÃO, aquela atenção única e sincera que todos os filhos gostam e esperam. Me sentia querida, esperta e feliz, muito feliz.

Às vezes pais se queixam que a criança não está se comportando bem, que está “impossível”, que enrola para fazer o dever, etc. Pra que será que elas apresentam tal comportamento? Seria uma forma de ter a REAL atenção dos pais? E se os filhos não fizessem essa “bagunça”, será que teriam atenção de seus pais?

AH, brincar também faz bem para o adulto! Ele aprende a relaxar, a não se cobrar tanto, a se divertir.

Brinque com seu filho (mas não esqueça do limites também - elas precisam dos dois).

Nenhum comentário:

Postar um comentário