quinta-feira, 25 de junho de 2015

Orientação Vocacional - Ajudando na escolha de uma profissão



Muitos adolescentes mostram dificuldade de escolher qual curso fazer depois do Ensino Médio. Eu mesma fui uma dessas adolescentes que entrou numa faculdade sem ter a menor ideia do que queria para a vida e, logo no 1° período, entrei em desespero e percebi que tinha algo muito errado: não me identificava com as matérias, com os professores, com as aulas, até com os colegas. Parecia que eu era a errada disso tudo e foi aí que minha mãe sugeriu e me levou para fazer Orientação Vocacional com uma psicóloga. Daí consegui fazer minha escolha com muito mais clareza. A psicóloga não escolheu por mim, mas me mostrou os caminhos para fazer uma boa escolha. E, após 10 anos, cá estou, colhendo os frutos das sessões de Orientação Vocacional.



Como funciona a Orientação Vocacional?
A Orientação Vocacional é feita através de sessões, no meu caso trabalho com 8 a 12 sessões, incluindo entrevistas, tarefas para casa e testes psicológicos, todos reconhecidos pelo CRP-Conselho Regional de Psicologia.
Durante as sessões trabalha-se questões da história familiar do cliente, autoconhecimento, habilidades, interesses, dificuldades, metas para o futuro, além de pesquisar e conhecer os cursos e profissões.
O segredo de uma boa Orientação Vocacional é o cliente conseguir reconhecer suas características, suas qualidades e dificuldades e também conhecer sobre as profissões e cursos de seu interesse. Saber quais dificuldades ele pode enfrentar e se ele está disposto a isso.
É um processo muito legal. Alguns clientes não chegam completar toda o processo de O. V., pois através de algumas perguntas alguns acabam encontrando a resposta e seguindo seus caminhos. Vai de cada um. E nada impede dele mudar de opinião depois de um tempo. O importante é ele saber como escolher, por que e, principalmente, para quê escolher. Daí ele pode ter clareza e chegar aonde quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário