quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Crianças desafiadoras

Tenho recebido muitas dúvidas sobre como lidar com crianças desafiadoras, que apresentam comportamentos de oposição, fazendo tudo ao contrário do que é colocado. 

Em primeiro lugar, vamos falar de LIMITES. A forma que impomos o limite é determinante na maneira que a criança vai reagir. Será que estou dando uma ordem ou será que estou pedindo? Será que estou deixando claro o que espero dela?

Outra coisa é a recompensa por mau comportamento. Muitas vezes para a criança para de fazer aquilo que nos incomoda acabamos cedendo e permitindo que ela faça aquilo que geralmente não permitiríamos. 

Bom comportamento e respeito é obrigação e não um favor que as crianças fazem para a gente.

 Quando a criança tem muitos e muitos comportamentos agressivos, desafiadores e de oposição, fica difícil fazer um elogio e encontrar uma coisa boa ali. Mas acreditem: tem coisa boa sim! Importante nessa hora é tentarmos mudar um pouquinho o nosso olhar e reforçar o que a criança apresenta de bom. Até porque, muitas vezes são crianças que se sentem inseguras, com muito medo e que precisam impor as coisas para se sentirem bem. Precisamos mostrar a elas que elas podem se sentir bem, amadas e seguras sem precisar se comportar assim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário